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O que podemos aprender com a Tribo dos Apatanis?

By Arte, Comportamento, ConhecimentoNo Comments

Toda decisão mercadológica deveria ser respaldada em uma criteriosa análise e compreensão da cultura na qual os entes envolvidos estejam inseridos, “temperadas” com generosa dose de feeling para que tenhamos assim uma redução dos riscos de implementação e uma possibilidade de inovação no processo decisório e vamos aprender um pouco com a Tribo dos Apatanis.

Rafael Sampaio ressalta a importância do conhecimento e interpretação dos  quatro Sistemas de Mercados para o processo decisório, sendo eles o Sistema Antropológico, o Sistema Social, o Sistema Econômico e o Sistema do Universo Empresarial.

O Sistema Antropológico possui relação direta com a evolução da civilização no decorrer dos tempos e resgata cultura, valores e costumes dos povos que tendem a ter grande influência na sociedade atual. Já o Sistema Social contém informações da forma pela qual a sociedade em questão vivencia e valoriza que sofre, por sua vez, influências do Sistema Econômico, cada vez mais sensível a economia de outras regiões. Com todo este emaranhado de signos, comportamentos e indicadores é que as empresas exercerão e receberão influências do meio em que estão localizadas e/ou  exercem também influências através de seus bens, serviços e ideias aliados aos comportamentos de seus stakeholders.

A priori, a civilização evolui no decorrer dos tempos através de lentas e contínuas influências provenientes de diversos agentes, como a tecnologia, por exemplo. Esta é uma interpretação natural da evolução social e econômica, mas não foi o percebido na última viagem realizada para registros fotográficos de tribos primitivas no Nordeste e Noroeste da Índia. A expedição foi organizada pelo experiente amigo e fotógrafo que já realizou trabalhos para a Revista National Geographic, Fabio Elias. Foi um convite pessoal para acompanhá-lo neste registro fotográfico das Tribos Apatanis e de Banni.

Os Apatanis, também conhecidos como Apa Tani ou Tanii, vivem atualmente na região de Arunachal Pradesh, no nordeste da Índia, em área até hoje disputada também pela China. A região está próxima da fronteira da Índia com a China e com Myanmar.

Era uma tribo nômade que agora concentra-se na cidade de Ziro, em Arunachal Pradesh. Segundo consta, as mulheres apatanis eram consideradas as mais lindas desta região da Índia e, por este motivo, eram sequestradas, raptadas e violentadas por outras tribos. Para tentar evitar esta violência elas decidiram inserir alargadores de circulares de madeira em seus narizes e também tatuaram listras azuladas na testa e queixo. Esta tatuagem era realizada ainda quando crianças fazendo uso de espinhos para perfurar a pele e injetar substâncias coletadas na floresta.

Como a cultura dos Apatanis não tem o hábito de registrar seus comportamentos sob a forma escrita, os costumes são repassados oralmente pelas pessoas, de família para família e sua história tende a se perder com a modernização do mundo. Desde 1998, segundo relato de pessoas da tribo, que ficou proibido de perfurar os narizes das meninas e tatuá-las, pois as mesmas sofriam de booling nas escolas. Desta forma, hoje somente as mulheres mais velhas podem ser vistas com estes ornamentos.

A alimentação dos Apatanis é baseada no arroz cultivado por eles e também em animais como vacas, mithuns, francos, porcos, cachorros, gatos e ratos. Na verdade, não há restrições de animais para refeição que é acompanhada por uma espécie de cerveja de arroz, uma bebida forte e de cor branca leitosa, consumida quente com sal negro em canecos feitos com o nó do bambu.

Trata-se de um povo bastante religioso e faz parte da cultura o sacrifício de mithuns, vacas, frangos, porcos e cachorros. Quando uma pessoa da família está doente, dependendo da situação, é realizado o sacrifício de um animal e parte do mesmo é colocada na frente da residência, da qual posteriormente o xamã da tribo irá visitar o enfermo e tomar suas providências. A pele de porco (sacrificado) envelhecida por 10, 20 e até 30 anos é muito valorizada e utilizada como dote nos casamentos para posteriormente servir de alimento. Um pedaço de pele de porco envelhecida com cerca de 30cm2 pode ter um valor equivalente a US$ 1,500.00.

Os Apatanis veneram tanto o Sol (Ayo Danyii) quanto a Lua (Atoh Piilo) e a expressão Paya Aro Pacho é muito forte e possui o significado de agradecimento, algo como “muitíssimo obrigado”.

É interessante ressaltar o cuidado que os Apatanis têm com as plantações de arroz irrigado e habitados por peixes. É uma prática única com forte ligação sustentável e sem o uso de animais e/ou máquinas, um exemplo para o mundo.

O que podemos aprender com a contação de histórias?

By Arte, Coffee, Comportamento, Conhecimento, Criatividade, Criatividade e o Olhar na Fotografia, Curso de Criatividade, Momento Decisivo, Poesia, ThinkingNo Comments

Somos todos contadores de histórias, mas estamos perdendo o hábito da contação de histórias.

 

escreve Tennyson Pinheiro no Capítulo 12 de Design Thinking Brasil e, neste mesmo capítulo, apresenta a afirmação de Steven Spielberg: “As pessoas desaprenderam a contar histórias. Histórias não têm mais um meio e um fim. Elas agora têm um início que fica continuamente sendo iniciado.”

Nada é capaz de substituir a experiência de estar em campo convivendo com outras pessoas, mas uma história bem contada é, sem dúvida, uma forma de chegar bem perto disso. (…) Na pré-história, para o homem das cavernas, contar boas histórias não era uma regalia de criativos, era uma necessidade de sobrevivência. A contação de histórias representava a única maneira de propagar ensinamentos de geração em geração.” E Tennyson segue abordando um fato que está presente em nossos tempo, muito mais do que deveria – ao meu ver: “A era da informação inundou o mundo de dados e pôs um fim nisso (contação de histórias). Nos tornamos viciados em citar fatos em vez de trazer à tona as histórias que esses fatos sustentam.” (Pinheiro, 2011, p. 93-94)

Parece que a tecnologia busca simplificar os trabalhos, mas talvez esteja contribuindo para uma certa “preguiça mental” das pessoas que acabam por buscar respostas imediatas sem nem mesmo raciocinar para compreender o que verdadeiramente buscam. A Formação de Juízo de Valor acaba por ficar segmentada, fragilizada e quiçá sem consistência. É como a brincadeira do telefone sem fio, a cada mensagem repassada mais ruídos assolam e contribuem para a distorção da mensagem original.

Saber contar uma história é uma dádiva e está bastante relacionada aos encontros das pessoas, famílias e amigos em torno de uma fogueira, compartilhando acontecimentos, repassando conhecimentos e propagando suas culturas.

Em uma belíssima entrevista transmitida pelo programa Conta Corrente da Globo News no início do Século XXI com a Anita Roddick, fundadora da The Body Shop; uma pessoa que muito admirei e que tive a oportunidade de conversar com ela na época do lançamento de seu livro Business as Unusual (autografado!), época em que pensava em abrir a primeira The Body Shop no Brasil, mas a Anita me disse que ainda não era o momento para isto devido a cultura na percepção de valores dos produtos da The Body Shop e a compreensão de que parte do valor pago é direcionado para pesquisas e causas sociais sendo desta forma seus valores eram nominalmente mais elevados; Anita ressalta na transcrição abaixo a sua preocupação e valorização com a preservação da contação de histórias:

 

“Contar história é a base da educação em todos os lugares em que estive. Quando você entra na primeira Body Shop, vê os produtos nas prateleiras com pequenos cartões com explicações sobre onde foram feitos, porque são diferentes, vemos no contar a história de onde vêm os produtos, de quem deu as informações. Contar histórias é da natureza feminina, é a maneira de a mulher passar seus conhecimentos. É mágico! Quando vai para uma comunidade de qualquer país e fala com mulheres de 80 anos e pergunta sobre nascimento, casamento e morte: ‘O que usa no seu corpo quando está prestes a casar? E quando vai ter um bebê? Como protege seu corpo…’ Para tudo isso elas sabem as respostas. Homens não estão interessados nisso. Contar histórias vem do coração. Sempre foi assim. Em qualquer comunidade, se perguntarmos às avós: ‘Como isso funciona? Como você lavava seu cabelo quando sua avó estava viva?’ Esse tipo de conhecimento não está sendo transmitido, pois tudo envolve tecnologia e ciência. Então contar histórias … se voltarmos ao passado, vendo o que ocorreu antigamente, eram ideias frequentes, trabalhamos com antropólogos que eram fascinantes. Tiramos sabedoria da população pré-industrial, não dos cientistas, e sim dos que vivem em fazendas.

Para saber contar histórias é preciso desenvolver o hábito e o respeito em fazer uso de todos os nossos sentidos, para que possamos “ver e enxergar”, “ouvir e escutar”, “sentir, sonhar e acreditar”, porque há tantas pessoas, ressalta Zuleica Medeiros, que olham e não vêem, ouvem mas não escutam.

Na Década de 1990 eu li em alguma obra um texto maravilhoso de Constantin Stanislavski – Ver como um artista vê -, copiei o texto em um caderno com o nome do autor e lamentavelmente não registrei a fonte de onde encontrei. Tinha em minha memória que havia sido no livro Ser Criativo de Stephen Nachmanovitch, indicado por Alex Periscinoto, porém – quando voltei a procurar – não encontrei neste livro. (Aqui aprendi a importância de referenciar bem nossas leituras e pesquisas)

Este texto foi publicado por Stanislavsky (criador do método de representação teatral) no Manual do Ator, publicado pela Martins Fontes em 1988 em sua primeira edição brasileira, na página 115 quando aborda “Observação”. A tradução do Manual do Ator é diferente da que tenho registrada comigo e que gosto tanto e compartilho com vocês logo abaixo. É, ao meu ver, o texto que melhor reflete o que é ser um bom profissional:

 

Ver como um artista vê, de Constantin Stanislavski

“Um ator deveria ser um observador não apenas no palco, mas também na vida real. Ele deveria se concentrar com todo o seu ser em qualquer coisa que atraia sua atenção. Ele deveria olhar para um objeto não como qualquer passante de mente ausente, mas de forma penetrante. De outra forma todo o seu processo criativo se mostrará desequilibrado e não terá relação com a vida…

…As pessoas comuns não têm idéia de como observar a expressão facial, o olhar; o tom de voz, para compreender o estado de espírito das pessoas com quem conversam. Elas nem captam ativamente as complexas verdades da vida nem escutam de modo que possam compreender o que ouvem. Se pudessem fazer isso, a vida, para elas, seria melhor e mais fácil, e seu trabalho criativo incomensuravelmente mais rico, melhor e mais profundo…

…Como podemos ensinar às pessoas que não observam a perceber o que a natureza e a vida estão tentando lhes mostrar? Antes de tudo, elas precisam ser ensinadas a olhar, ouvir e escutar o que é belo… Nada na vida é mais belo do que a natureza, e ela deveria ser objeto de constante observação… E não evite o lado mais escuro da natureza. Procure por ele nos pântanos, no lodo dos oceanos, em meio às pragas de insetos, e lembre-se de que por detrás desses fenômenos há beleza, exatamente como no amor há desamor.”

Este é um texto tão lindo e tão simples que dispensa maiores explicações e assim sugiro que pensemos em seu verdadeiro significado e em como colocá-lo em prática no nosso cotidiano. Esta prática diária enriquecerá nossas percepções e certamente influenciará em nosso potencial criativo e inovador.

Tennyson Pinheiro também apresenta no início do Capítulo 20 de Design Thinking Brasil a descrição de uma casa persa de café pelo explorador francês Jean Chardin, no Século XVII. Como informe, a primeira casa de café foi fundada em Damasco, capital da Síria, em meados de 1530. Segue a descrição:

“As pessoas se engajam em conversas, era um lugar onde notícias eram espalhadas e aqueles interessados em política se juntavam para criticar o governo, de maneira livre. Jogos inocentes, lembrando a dama e o xadrez eram jogados. Em complemento a isso, religiosos e poetas se revezavam na contação de histórias…”

 

[continua em breve]

O que podemos aprender com Inovação

By Comportamento, Conhecimento, Criatividade, Criatividade e o Olhar na Fotografia, Cubo de Mercado, Curso de Criatividade, Design, Marketing, Momento Decisivo, ThinkingNo Comments

O que podemos aprender com Inovação?

“Faça ou não faça. Não existe o tentar.” Yoda, mestre Jedi

 

As considerações aqui apresentadas são fruto de interpretação de vários autores, profissionais, de minha vivência pessoal e profissional e possuem o intuito de estimular o pensamento crítico e reflexivo voltado ao crescimento da economia e visando o lucro financeiro, sim, visando o lucro financeiro equilibrado com o pensamento holístico. Entendamos Pensamento Holístico como a inter-relação sustentável entre a Sociedade, o Meio Ambiente (Natureza) e as Organizações e vamos buscar interligar com a Inovação.

Dentre os profissionais que mais estimularam este raciocínio cito aqui Tennyson Pinheiro, Luis Alt, Eduardo Moreira da Costa, Affonso Romano de Sant’Anna, Howard Schultz, Anita Roddick, Paco Underhill, Alvin Toffler, Scott Bedbury, Clicio Barroso, Boris Kossoy, José Roberto Whitaker Penteado, Constantin Stanislavski, Zuleica Medeiros, Faith Popcorn, David Ogilvy, Antônio Diomário de Queiroz, Alex Periscinoto, Pericles Diniz,  Tim Brown, Steve Jobs, Aldo Lorenzi, Dan Ariely, Alfredo Sabbatini, Edward De Bono, Lauro Carlos Wittmann, Dewitt JonesJorge Kasai, Rafael Sampaio e Marcos Felipe Guimarães, apenas para começar.

Em outra publicação – que atualizarei aqui – apresentarei uma série de sugestões de leituras que complementarão estes raciocínios.

A palavra Inovação tem origem do latim – innovare – que se aproxima do significado “alterar a forma de algo estabelecido para criar algo novo”, porém Inovação é facilmente confundida com Invenção, que provem do latim – invenire – e tem o significado de “por vir”. Pinheiro (2011, p. 17) ressalta que “uma invenção é por definição algo novo, que não existia anteriormente e foi introduzido no mercado” e a Inovação – pela interpretação de Joseph Schumpeter (economista renomado da primeira metade do Século XX) – “acontece quando há uma mudança dos valores nos quais um sistema está baseado (…) onde a razão para que uma economia saia do estado de equilíbrio e entre em processo de expansão é o surgimento de inovações que alteram as condições pré-estabelecidas desse equilíbrio.” A inovação torna-se fundamental para gerar crescimento econômico.

Eduardo Moreira da Costa também é enfático que a Inovação só faz sentido se estiver atrelada ao lucro financeiro, algo que tenha sido aplicada e que tenha resultados no mercado. Uma inovação pode ter resultados positivos e também negativos. Desta forma, Inovação é diferente de Ideia e de Ideias, o mundo está repleto e muitas gavetas de empresas, universidades e bibliotecas encontram-se abarrotadas de ideias não implementadas.

Assim como Magalhães e Sampaio no prefácio de sua excelente obra Planejamento de Marketing – Conhecer, Decidir e Agir: do Estratégico ao Operacional, publicado pela Pearson – Prentice Hall do Brasil, compactuo de seus objetivos que é dar um sentido prático a cada tópico apresentado nesta série de posicionamentos textuais e imagéticos, como um roteiro inspirado em Sócrates e que estimula cada leitor a pensar e encontrar sua própria verdade e caminhos.

Vivenciamos uma era que impera o processo de mudanças disruptivas nas áreas como a política, a religião e a educação. Fazer do mesmo apenas com nomes diferentes não resultam em algo inovador e de sucesso. Há desafios que nos levam a pensar nos pontos de Inflexão Estratégica – na matemática, um ponto de inflexão acontece quando muda o sinal da derivada segunda em uma curva fazendo com que a concavidade da mesma mude de direção (estava voltada para cima e muda para baixo ou vice-versa). No mercado, um Ponto de Inflexão Estratégica muda o comportamento das pessoas e está relacionado a uma verdadeira Inovação.

Nesta linha de raciocínio podemos inferir sobre a importância de gerarmos insights para transformá-los em ideias e evoluir nas ideias para que as mesmas venha a se transformar em soluções inovadoras e nos tragam receitas positivas. Não devemos e nem podemos ter receio de obter lucro financeiro, como muito bem ressalta Eduardo Moreira da Costa. Parece que em nossa cultura – brasileira – é vergonhoso ganhar dinheiro, tanto é que uma grande parte das pessoas têm vergonha de compartilhar o quanto ganham de renda, inclusive meus grandes amigos desviam o assunto quando lhes pergunto sobre suas rendas. É impressionante, é constatação, é um comportamento estranho.

Para desenvolvermos inovações precisamos de atitudes pró ativas e não de receitas. Falarei sobre receitas mais adiante (não me deixem esquecer do Pudim de Leite Condensado!). Nossos modelos mentais podem precisar serem revistos para melhor potencializa-los. Vejam o exemplo citado por Tennyson Pinheiro em sua obra Design Thinking Brasil na página 13: “Somente o fato de as pessoas incluírem na mala de viagem roupas de treino ou até mesmo vestirem para o exercício, mesmo sem praticá-lo, já é um passo fundamental na jornada de adoção do hábito.” Os modelos mentais das pessoas são muito importantes para que possamos compreender, como muito bem cita Dan Ariely em Previsivelmente Irracional, publicado pela Editora Campus, que os seres humanos possuem uma previsível irracionalidade comportamental e de posse deste conhecimento poderemos desenvolver bens, serviços e ideias que sejam úteis e vendáveis, mesmo em épocas de crise financeira.

É preciso pensar sobre hábitos e comportamentos e estimular a habilidade de aprender com a incerteza e com o caos. Sobre isto também abordaremos mais adiante sobre a ferramenta estratégica desenvolvida por Sampaio e Magalhães entitulada Cubo de Mercado.

Sendo a inovação estreitamente relacionada a prosperidade econômica, as inovações abrem assim, conforme cita Tennyson Pinheiro, espaço para novas formas de prosperidade e são fundamentais para manter o crescimento da economia.

Inventar é trazer à tona algo novo, investir dinheiro em ideias. Inovar é transformar ideias em valor.” (Pinheiro, 2011, p. 17)

Para transformarmos ideias em valor é fundamental que as pessoas – futuros consumidores e clientes – percebam valor agregado nos bens, serviços e ideias que são resultantes do processo de inovação e, junto a esta percepção, que os estes consumidores possam dispor e despender montantes financeiros para adquirir os mesmos.

Percebam que interessante a relação feita por Pinheiro no que tange ao serviço de videoconferência (apresentado em forma de ficção científica / desenhos animados high-tech na Década de 1960 pelos Estúdios Hanna-Barbera na forma dos Jetsons, uma família que vivia no futuro e encantava e encanta os telespectadores até os dias de hoje. O serviço de videoconferência ganhou nichos interessantes e importantes, apresenta Pinheiro (2011, p. 19), “mas o uso pessoal em larga escala apresentado no desenho jamais decolou realmente. E provavelmente não irá. Isso está pouquíssimo relacionado a tecnologias como chips e redes de transmissão de dados. A barreira está no comportamento das pessoas e tem muito mais a ver com o fato de gostarmos de fazer um milhão de coisas enquanto conversamos no telefone com alguém. Inclua nisso até a forma como gostamos de andar de um lado para o outro ao falar no celular e, não menos importante, a preguiça que teríamos para estar penteados  e arrumados a cada chamada que recebemos no conforto de nossas casas.

É muito importante observar as respostas, os hábitos, as crenças e os valores das pessoas para que estes despontem pistas que ao serem integradas possam contribuir para intuir sobre comportamentos futuros. O Eixo de Mercado do Cubo de Mercado permite correlacionar estes comportamentos e facilitar a interpretação tangibilizando-a em ações controláveis de marketing e voltadas ao consumo dos Bens, Serviços e Ideias gerados. O que é feito precisa ser Relevante para as pessoas.

A inovação está onde há valor percebido pelas pessoas. Sem isso, não há inovação.” (Pinheiro, 2011, p. 20)

Vejamos alguns exemplos apresentados por Pinheiro em sua obra Design Thinking Brasil, publicado pela Editora Campus,  que nos remetem corriqueiramente a equívocos no que tange a relação entre Ideias e Inovações:

  1. Lançar novos produtos, ainda que não imaginados pelos concorrentes, não coloca sua marca numa posição preferida;
  2. A tecnologia é commodity, a inovação é significado;
  3. Não é porque as coisas são novas e tecnicamente avançadas que as pessoas as utilizam, encaixam em suas vidas e recomendam;
  4. A embalagem mais bonita e diferente do mercado não é uma inovação: principalmente se é pouco sustentável e obriga as pessoas a pensar e gastar muito tempo para abri-la;
  5. Aquilo que você pensou “fora da caixa” não é uma inovação: e nem você deveria passar todo o tempo tentando pensar assim. Enquanto os seus concorrentes executam rituais para pensar “fora-da-caixa”, ali mesmo, dentro do que muitos chamam de “caixa”, residem inúmeras oportunidades. Como sugere Howard Schultz, fundador e CEO da Starbucks, “inove em torno da essência”;
  6. Aproveitar a “janela” de lançamento e correr para colocar logo algo no mercado não o posicionará como inovador: A questão não é lançar antes, mas sim ser o mais relevante e mais bem adotado;
  7. O mais novo avião da sua frota, sozinho, não é uma inovação: E nem a nova fachada ou interior decorado e high-tech da sua loja. Essas coisas são legais, mas não suficientes para que as pessoas voltem e tragam outras com elas. São os PROCESSOS e PESSOAS que giram em torno disso que criam o meio através do qual consumidores interagem com a sua marca;
  8. Não adianta espernear para todos que a sua marca é inovadora. Isso não o posiciona como inovador.

Desta forma, Inovação não é o mesmo que novidade, ressalta Pinheiro, “e nem mora naquele produto pioneiro que irá mofar nas prateleiras das lojas e armários das casas das pessoas. Alguns produtos surgem mais para engraxar o ego e o bônus de um gestor de portfólio do que para endereçar algum DESEJO ou NECESSIDADE de alguém. A inovação é fruto da criatividade colocada em prática com o intuito de gerar resultados positivos para o negócio e criar IMPACTO POSITIVO na vida das pessoas.” (Pinheiro, 2011, p. 23-24)

[Para inovar, é importante saber contar histórias]

 

O que podemos aprender com a Festa do Morango em Taquaras – SC

By Comportamento, Cubo de Mercado, Eventos, Marketing, Sem categoria2 Comments

Há anos que gostaria de conhecer a Festa do Morango no distrito de Taquaras em Santa Catarina. Taquaras é um distrito do município de Rancho Queimado e fica a 72Km de Florianópolis.

Finalmente consegui um domingo em que foi possível visitar a Festa do Morango. Fui com a Alessandra buscando um passeio bucólico, sonhando com o aroma gostoso do interior  e construí uma imagem mental do que pensava – e esperava encontrar:

Uma praça bonita e florida com guloseimas típicas das cidades do interior a preços atraentes e condizentes com a economia local e, é claro, muitos morangos bonitos e várias combinações gastronômicas envolvendo os morangos. A imagem da minha infância estava viva e seguimos rumo a Taquaras.

A estrada após Rancho Queimado não estava das melhores, mas curtimos durante todo o trajeto e já estava salivando pelos morangos que iria encontrar. Na programação da festa eu vi que haveria churrasco no almoço … hmmmmm … churrasco no interior. Rancho Queimado é conhecido por possuir açougues com carnes deliciosas e com preços em conta. Não conseguia imaginar nada menos do que um delicioso churrasco como refeição regado a sucos de morangos bem naturais e sem adição de açúcar.

E eis que chegamos … a Taquaras.

Assim começou para nós dois a “Festa do Morango”: Nada de estacionamento, uma quantidade imensa de carros disputando um pequeno espaço no meio da lama que depois de algumas voltas a 4Km/h conseguimos encontrar um pequeno lugar para estacionar. Caminhamos no barro e mais barro ainda encontramos no local da festa que parecia ter sido invadido por um lodaçal. O sonho começou a ruir com o acúmulo de barro nos calçados.

As barraquinhas com guloseimas gostosas também não estavam lá, tudo com cara de industrializado e preços elevados, tais quais em Florianópolis (que diga-se de passagem, é uma das cidades mais caras do Brasil). Era hora do almoço e sugeri almoçarmos no Restaurante Galpão Tropeiro. Eu tinha boa lembrança de um momento em que havia almoçado com meus Amigos lá há alguns anos e era uma comida caseira em conta e muito gostosa. Escolhemos uma mesa e sentamos. Pedimos suco de morango e eis que o garçom responde: Servimos sucos durante todo o ano, exceto na Festa do Morango. Temos só refrigerantes, água e cerveja.

Como assim?? Só na Festa do Morango que não tem suco … de morango?!?

Fomos nos servir e os alimentos pareciam mais um grande mexido feito de sobras com carne que não era de primeira e estava muito seca e insossa. Tudo muito seco mesmo, o que tornou ainda mais caro perante o que foi cobrado. Dissonância cognitiva total. Desculpa Alessandra por ter te convencido a almoçarmos neste restaurante.

Um verdadeiro banho de água fria em nossas expectativas. A ganância chegou ao interior e os proprietários aprenderam fácil a “esfaquear” os visitantes para lucrar o máximo durante os períodos de festas. É como Florianópolis começou a fazer na áurea época em que os argentinos vinham veranear em suas praias e que as pessoas faziam de tudo para lucrar na temporada “assaltando” nos preços dos bens, produtos e serviços (que não eram condizentes com o valor cobrado).

Um verdadeiro absurdo e é esta a imagem que fica na memória e na DESindicação.

Quanto aos morangos, outra situação que merece reflexão: Na mesa ao lado em que eram expostos os morangos vencedores do concurso, os maiores e mais bonitos (um deles pesava 60g!) estavam as caixas de morangos para a venda, com visual bem oposto ao dos vencedores, mas bem oposto mesmo, deixando a pergunta na “ponta da lingua”: Perguntei quanto estava a caixa de morangos (os vencedores) e a resposta foi: “estes não estão a venda, os que estão a venda são aqueles ali…”, sim, aqueles não tão vermelhos e Bem Menores, mas com preços de Florianópolis.

Meus amigos, este texto não é uma reclamação, é uma crítica construtiva e mercadológica. Não é preciso muito para organizar uma Festa do Morango em Taquaras e não escrevo assim como uma forma pejorativa, muito antes pelo contrário. Se o tempo está – e estava – para chuva, o caminho para as pessoas poderia ser calçado com brita, cacos de tijolos e até mesmo serragem. Sendo o custo de vida mais baixo e as matérias primas mais em conta, não forcem os preços para cima. Não coloquem comida de terceira sendo vendida por valores de primeira só porque é festa e porque as pessoas precisam almoçar e não possuem muitas opções.

Faça o simples e justo para Encantar, Surpreender e Emocionar que o público volta, comenta e enriquece a cidade!

 

Rock’n Camerata – Camerata Florianópolis

By Art, Arte, Camerata, Eventos, Florianópolis, Música, Rock and Roll, Santa CatarinaNo Comments

Fomos neste domingo (um presente para a Ale) – dia do músico – ao Espetáculo Rock’n Camerata no Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura em Florianópolis, SC. Eu já sabia que seria emocionante, maravilhoso e todos os demais adjetivos, pois os comentários e críticas são os melhores possíveis, além de ter dentre os músicos Amigos Artistas do primeiro escalão e em nome do Baba Jr (um “monstro” tocando, dedicado e de um coração gigante que tanto me orgulho de tê-lo como Amigo) já parabenizo a todos presentes.

Confesso que para um Fotógrafo apaixonado por registrar apresentações culturais que envolvem a música, a dança e o teatro, ir a um espetáculo como este sem a câmera fotográfica é um desafio no mínimo instigante, o objetivo era apreciar, curtir e se encantar de uma forma 100% orgânica. Celular no silencioso que não foi tocado nem para ver as horas durante absolutamente toda a apresentação. Nem “unzinho” registro de imagem. Tudo deveria ficar e ser percebido pelos sentidos e pelo coração.

Já na entrada encontro Amigos que perguntam antes mesmo de cumprimentar: “Cadê a câmera?!”, e respondo com um sorriso e um (confesso – comichão que atiça nossos membros): “hoje é para apreciar sem clicar”).

Eu sabia de antemão que o registro fotográfico ficou com a Amiga e competentíssima Tóia (Maria Victória), mas por várias vezes a vontade de registrar foi grande, e como foi …

Espetáculo sem palavras, MA.RA.VI.LHO.SO! Imagens e momentos que estão vivos em minha mente, que ainda tocam e cantam. Luzes lindas, contrastes, sombras. O Baba Jr projetado (sem intensão imagino) em sombra nas paredes laterais do Teatro dançava com seu baixo em movimentos suaves e em um contraste simplesmente mágico, o braço do seu baixo movimentava-se na textura da parede e nas ondulações do sistema de acústica da lateral esquerda (pelo olhar da platéia) do Teatro, de repente, apareceu a silhueta do Baba Jr na continuidade da sombra … todos olhando para o palco e eu, para a parede, vislumbrando as sombras e escutando a música magistral, que momento! Fiquei boa parte de uma das músicas encantado com estas sombras, pensei 1000 vezes em fazer somente um registro com a câmera do celular, mas não; este show não era para registrar com pixels, era para registrar como coração.

Um movimento intenso durante o solo de guitarra do Eduardo Pimentel (sim, eu vi, ouvi, me emocionei e eternizei em memória este momento) em algo que não consigo descrever com palavras movimentou todos os nervos dos meus dedos, que pediam uma câmera, que pressentiam o momento mágico, e gravei com a memória aquela explosão que lançou a guitarra em um deslize eterno surpreendendo inclusive a todos da Camerata Florianópolis. Loucura em que vibrávamos e internamente pensava involuntariamente: “Cadê a Câmera!!!!”, e imediatamente respondia: “Está no coração”, o momento foi eternizado na lembrança.

Lembrança? O que é isso? Lembrança pura no Século XXI, em 2015? Isso não existe, pois temos câmeras digitais em todos os tamanhos e formas, apêndices grudentos que não nos separamos em momento algum. As pessoas não pensam mais, clicam, e clicam sem pensar!! (há exceções).

Sim, lembrança, quintessência da lembrança que ficará presente por toda a minha vida, este Show do Rock’n Camerata, da companhia ímpar e maravilhosa da Alessandra (uau .. foram 2 músicas do KISS, Detroit Rock City e Rock and Roll all Night, como se fosse a pedidos heim Ale!!), da ausência da câmera fotográfica de um Fotógrafo, da ausência da minha câmera fotográfica física e da presença da minha câmera fotográfica orgânica.

Obrigado Camerata Florianópolis, que belo exercício! Quanto ao smartphone, há … como é bom ficar distante dele, o que nos remete a lembrança dos campos, da natureza, do ar puro. Como é bom deixar o smartphone de longe, fora do controle.

Sim, este post, este texto não tem imagens, talvez o primeiro que eu escreva assim após muito tempo. Não tem imagens de propósito, pois também é um exercício para conduzir as palavras integradas ao meu sentimento.

Sim, eu poderia pedir autorização para a Tóia para utilizar os seus registros lindíssimos, sim, eu pensei nisso Tóia, mas me obriguei a tecer palavra por palavra.

Sim, eu ainda quero fotografar a Camerata Florianópolis, o Rock’n Camerata se me for possível um dia, mas ontem está guardado, muito bem guardado e de fácil acesso, com backup em todas as células de meu corpo.

E olha que durante a tarde tivemos a Orquestra de Baterias com cerca de 130 baterias tocando ao mesmo tempo na frente da Catedral de Florianópolis, uma organização também ímpar capitaneada pelos Amigos Rafael Bastos e Richard Bondan onde músicos de primeiríssima linha estiveram presentes. Parabéns meus Amigos, pelo desafio vencido de organizar este lindo evento cultural!

Baba Jr, que loucura, obrigado meu Amigo, Camerata Florianópolis, muito obrigado por esta oportunidade!

 

PS. Escrevi este Post escutando o magistral CD Camerata Florianópolis & Luiz Zago Trio – “A Arte do Improviso ‘in Jazz’“. Uauuu….

A vocês, nosso muitíssimo obrigado!!

 

Músicos da Camerata Florianópolis:

Primeiros Violinos

Iva Giracca (spalla)
Elias Vicente Souza
Mario Marçal
Franciely Beckert
Gilson João Becker

Segundos Violinos

Victor Gabriel Alves
Talita Limas da Silva
Débora Bohn
Liz Maria de Mello Oliveira
Bruno Jacomel

Violas

Mariana Barardi
Fernanda Buratto
Fausto Kothe
Leonardo Piermartiri

Violoncelos

Ernesto Guimarães Medolla
Raphael Buratto
Daniel Galvão

Contrabaixo

Gabriel Bohn

Guitarras

Eduardo Pimentel
Renato Pimentel

Violino Elétrico

Iva Giracca

Baixo Elétrico

Baba Jr

Piano e Teclado

Alberto Heller

Bateria e Percussão

Rodrigo Paiva
Márcio Bicaco
Alex Paulista

Maestro

Jeferson Della Rocca

Produção

Maria Elita Pereira

Os SmartPhones e as EX-conversas de elevadores

By ComportamentoNo Comments

Por muitos anos no Século XX o interior de um elevador foi caracterizado como um elo de encontro para semi-diálogos entre seus passageiros envolvendo o tempo em suas dimensões, tais quais: está chovendo forte hoje, como está calor hoje, mas que frio…, vistes o tamanho dos granizos que caíram, ou, como o tempo está passando rápido, este ano voou, amanhã já é Natal e nem vi o tempo passar, e assim por diante.

Eram breves diálogos em que as pessoas, após um também rápido bom dia, boa tarde ou boa noite trocavam estas palavras e se despediam em um piscar de olhos, ou melhor, em um abrir e fechar da porta do elevador, mas pelo menos havia uma breve interação entre as pessoas após um também breve cumprimento.

Com a tecnologia popularizando os smartphones e as redes sociais isto tudo mudou, e como mudou, nos acostumamos a ler sem nos concentrarmos no que estamos lendo, vemos e não enxergamos, ouvimos e não escutamos e, assim,  desaprendemos a ler tudo aquilo – e aqueles – que nos cercam.

Estava eu a esperar o elevador no sétimo andar, terminando de digitar uma mensagem no whatsapp quando elevador chega ao meu andar e a porta se abre, percebo que um casal está no cubículo iluminado e refletido pelo brilho do espelho. Ah…, a parede de espelho dos elevadores também é um objeto interessante, pois não existem pessoas por menos narcisistas que venham ser que não se admirem no espelho do elevador, que não passem as mãos em seus rostos, esbocem um sorriso ou façam uma rápida limpeza de pele, isso tudo ignorando a câmera interna que permite uma efêmera e repetitiva diversão para os profissionais que trabalham na segurança e nas portarias dos condomínios.

Voltamos ao sétimo andar. A porta se abriu, entrei pronto para exclamar verbalmente um “bom dia!” aos vizinhos quando eles nem ao menos levantaram seus olhos para visualmente me cumprimentarem. Ambos estavam fixamente hipnotizados por seus SmartPhones, ambos pelo que rapidamente percebi digitando freneticamente no aplicativo WhatsApp, quem sabe até conversando entre si. Sete andares para baixo e mais a garagem e não conversamos sobre o tempo, nem sobre o clima, nem sobre coisa nenhuma. Eles não se entreolharam olharam no espelho que de tanta solidão quase ficou embaçado.

Éramos três pessoas em um espaço limitado, iluminado pelas luzes internas e pelos brilhos dos smartphones, com um espelho grande e nenhuma palavra foi mencionada. E olha que o clima (meio ambiente), para esta situação, vem contribuindo bastante, pois temos todas as estações do ano em um só dia. Tem assunto para “mais de metro” e a Mãe Natureza, sabiamente percebendo o grau de INdividualização dos seres humanos, em sua pródiga visão de mundo, bem que tentou ajudar com suas mudanças de revoltas climáticas em um só dia, mas de nada adiantou.

“As coisas estão no mundo / Só que eu preciso aprender”, expõem Paulinho da Viola citado Affonso Romano de Sant’Anna em sua obra Ler o Mundo*, onde este ressalta que tudo o que presenciamos é texto e narração. Se de acordo com Sant’Anna até o ato de fazer um jardim é reler o mundo e por isto a paisagem “pode ter um ‘sotaque’, assim como sabor e cheiro (…) e por isso se fala de um jardim italiano, de um jardim francês, de um jardim inglês e japonês (sic)”, a tecnologia e as mídias sociais estão propiciando uma ferramenta de leitura do mundo que o ser humano não aprendeu a ler, pois este vem lendo sem interpretar, quanto muito, a si mesmo.

Sim, os tempos mudaram e nem os elevadores são mais espaços de cumprimentos sutis e rápidas previsões sobre o tempo. O elevador chegou no térreo e tentei sem nenhum resultado olhar fixamente para o casal na esperança de pronunciar um novo “bom dia”, mas nada, saímos todos do elevador e o casal seguiu lado a lado, cada um com seus olhos fixos na telinha brilhante e individual sem pronunciar um só ruído e nem sequer arrumar o penteado no espelho.

Bem vindo ao novo mundo do seu mundo, apenas seu. Os tempos mudaram.

*SANT’ANNA, Affonso Romano de. Ler o mundo. São Paulo: Global, 2011.

10 Motivos para Comprar Herman Miller

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Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas há muito mais do que uma decisão de preço quando vamos escolher nossas Cadeiras Office, objeto pelo qual ficamos muitas vezes mais do que 8 horas sentados por dia, por isso apresento aqui 10 motivos para comprar Herman Miller na Suporte & Inovação Interiores, representante do Maior Dealer Herman Miller da América Latina, a Atec Original Design. A Suporte & Inovação Interiores disponibiliza Herman Miller desde o Ano 2000 em Florianópolis e Santa Catarina.

Na aparência, muitas cadeiras são praticamente iguais. Nos projetos, muitas vezes elas não são nem especificadas e ficam para a decisão de compra com as sobras de orçamentos. Inúmeras vezes também decide-se pela compra de cadeiras de R$ 200,00 a R$ 400,00, decisão esta sem nenhum embasamento técnico e muito menos científico, apenas custo, um custo que poderá custar caro com a saúde prejudicada de seus usuários e também com a produtividade reduzida nas empresas.

Ao pensarmos nos benefícios que as Cadeiras Office Herman Miller propiciam aos seus usuários e, consequentemente,  a produtividade das empresas, as decisões de compra ganham vários motivos a mais que irão perdurar pelos próximos anos. Quem experimenta uma Cadeira Office Herman Miller não deseja trocar por outra nem em pensamento.

Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Então vamos lá:

#01 As Cadeiras Office Herman Miller são resultados de muitas pesquisas em áreas transdisciplinares que envolvem a Biomecânica, a Ergonomia, a Medicina, a Fisioterapia, o Design e Engenharias e você pode conferir na Suporte & Inovação Interiores, em Florianópolis – Santa Catarina;

Aeron Chair by Herman Miller na Bancada da Rede Globo

Aeron Chair by Herman Miller na Bancada da Rede Globo

#02 As Cadeiras Office Herman Miller possuem 12 anos de garantia, sim, mais de uma década de garantia. Somente quem confia em seus bens pode garantir desta forma. E em 12 anos o investimento é totalmente recuperado e recompensado. Venha conhecer na Suporte & Inovação Interiores,  desde o Ano 2000 com disponibilizando Herman Miller em Florianópolis – Santa Catarina;

Aeron Chair by Herman Miller na sala do Conselho, filme Steve Jobs - Apple, Merchandising Editorial

Aeron Chair by Herman Miller na sala do Conselho, filme Steve Jobs – Apple, Merchandising Editorial

#03 Com o uso das Cadeiras Office Herman Miller as distrações durante o trabalho são reduzidas, pois o desconforto comum em outras cadeiras não desponta em seus usuários, é um verdadeiro produto que gera serviços durante toda a sua existência. Venha conhecer na Suporte & Inovação Interiores, em Florianópolis – Santa Catarina;

Herman Miller - Embody Chair In Lucy (2014) Embody Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Herman Miller – Embody Chair In Lucy (2014)
Embody Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

#04 As Cadeiras Office Herman Miller possuem um Design que é facilmente integrado em ambientes Clássicos, Contemporâneos, Formais e Informais, e o melhor: no seu ambiente! Venha conhecer na Suporte & Inovação Interiores, em Florianópolis – Santa Catarina;

Sayl Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Sayl Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

#05 As Cadeiras Office Herman Miller são produzidas pensando na sustentabilidade e chegam a ser até 93% recicláveis;

Aeron Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina | Florianópolis

Aeron Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina | Florianópolis

#06 As Cadeiras Office Herman Miller possuem muito mais do que a função de servir de suporte para seus usuários trabalharem sentados, elas verdadeiramente fazem bem para a saúde de seus usuários;

Sayl Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Sayl Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

#07 As Cadeiras Office Herman Miller foram desenvolvidas pensando na melhor circulação sanguínea de seus usuários, o que consequentemente aumenta a concentração e contribui com a criatividade de quem está trabalhando sentado em uma Cadeira Office Herman Miller, experimente na Suporte & Inovação Interiores, em Florianópolis – Santa Catarina;

Embody Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Embody Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

#08 As Cadeiras Office Herman Miller possuem ajustes que se adequam ao corpo humano em suas diversas dimensões. Experimente na Suporte & Inovação Interiores, em Florianópolis – Santa Catarina;

Celle Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Celle Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

#09 As Cadeiras Office Herman Miller foram escolhidas pelas principais corporações do mundo, como a Apple, Google, Amazon, Bayer, Rede Globo, Skype, ESSS, Porshe, e tantas outras e você pode fazer um “test drive” na Suporte & Inovação Interiores, em Florianópolis – Santa Catarina;

Mirra Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Mirra Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

#10 As Cadeiras Office Herman Miller são Lindas e possuem uma grande família: Aeron Chair (a Cadeira Office que eu utilizo), Sayl Chair, Celle Chair, Embody Chair, Mirra II Chair, Setu Chair. Você encontra todas elas na Suporte & Inovação Interiores, em Florianópolis – Santa Catarina.

Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

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Suporte & Inovação Interiores, representante do maior Dealer Herman Miller da América Latina, a Atec Original Design.

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Rua Clodorico Moreira, 23 Florianópolis SC

Embody Chair: Sua Cadeira do Futuro

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Quando pensamos em cadeiras uma imagem nos vem em mente: encosto, assento, elevação e rodízios. Parece completa em um primeiro momento, mas está muito aquém do que uma Verdadeira Cadeira Office representa, e a Herman Miller sabe muito bem como desenvolver esse complemento que nos acompanha por muitas horas durante todos os dias de nossas vidas. Você pode conhecer esta Família de Cadeiras na Suporte & Inovação Interiores em Florianópolis, representante do maior Dealer Herman Miller da América Latina, a Atec Original Design. Venha experimentar a Embody Chair: Sua Cadeira do Futuro.

Embody Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Embody Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

 

Scarlett Johansson no Set de LUCY

Foram com estudos minuciosos do corpo humano que a Herman Miller desenvolveu a Embody Chair, a Cadeira Office que é uma extensão do corpo humano e que encontramos na Suporte & Inovação Interiores em Florianópolis, representante do maior Dealer Herman Miller da América Latina – a Atec Original Design.

A decisão inteligente dos CEO’s é propiciar Cadeiras Office como a Embody Chair para os profissionais que trabalham com desenvolvimento em suas empresas. O valor de uma boa ideia não tem preço e o investimento é recompensado.

Vale ressaltar que as Cadeiras Office Herman Miller possuem 12 anos de garantia!

 

Embody Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

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A Embody Chair foi projetada por Bill Stumpf e Jeff Weber que começaram com o reconhecimento de um problema ainda não resolvido: A falta de harmonia física entre as pessoas e suas tecnologias. O Século XXI trouxe consigo a influência no comportamento humano que faz com que as pessoas passem muito tempo sentadas na frente de laptops, olhando para tablets e movendo nada mais do que os dedos, ato este que pode tornar seus usuários rígidos e cansados, pois o corpo humano foi feito para se mover.

Herman Miller - Embody Chair In Lucy (2014) Embody Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Herman Miller – Embody Chair In Lucy (2014)
Embody Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Foram mais de 30 médicos e doutores nas áreas de Biomecânica, Visão, Fisioterapia e Ergonomia que contribuíram com suas experiências para ajudar na orientação do desenvolvimento da Embody Chair by Herman Miller. Desta forma, a Embody estabeleceu uma nova referência para a distribuição da pressão, alinhamento natural e apoio para o movimento saudável nos assentos ergonômicos.

Herman Miller - Embody Chair In Lucy (2014) Embody Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Herman Miller – Embody Chair In Lucy (2014)
Embody Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

O Encosto da Embody Chair foi projetado como nosso corpo, com uma Coluna Central e Vértebras Flexíveis. O ajuste Backfit™ permite que possamos posicionar o encosto de acordo com a curva natural da nossa coluna, para alcançar uma postura neutra e equilibrada. Uma vez que a cadeira esteja ajustada para o nosso corpo, o encosto se adapta ao movimento, ajustando-se automaticamente às suas posições mutáveis. Seja inclinando-se para frente ou reclinando-se, o apoio permanece constante.

 

Embody Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Embody Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

 

Embody Chair: Sua Cadeira do Futuro ao seu dispor na Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original DesignMaior Dealer Herman Miller da América Latina.

Suporte & Inovação Interiores

Fone: 48 3238-2450


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Rua Clodorico Moreira, 23 Florianópolis SC – Brasil

 

Embody Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

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A Cadeira Embody faz bem para o corpo e para a mente

Sua mente trabalha melhor quando você está livre para se mover e também quando se reduz a pressão sobre seus músculos, ossos e tecidos.

E é isso que a cadeira de trabalho Embody Chair faz! Ela elimina qualquer limitação de movimento ou desconforto que possa distraí-lo, estabilizando o ritmo cardíaco e aumentando a oxigenação no cérebro.

Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

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Sayl Chair by Herman Miller

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Sayl Chair by Herman Miller, uma das Cadeiras Office mais confortáveis do mundo, a sua disposição na Suporte & Inovação Interiores, em Florianópolis SC, representante do Maior Dealer Herman Miller da América Latina, a Atec Original Design.

Inspiração vinda dos princípios das pontes suspensas, a Família Sayl Chair é composta por cadeiras de trabalho e cadeiras para diálogo, ambas incorporando princípios revolucionários de engenharia.

É da natureza humana buscar uma vida sem molduras. As pessoas querem ir além das expectativas. E elas querem o mesmo espírito sem fronteiras nos objetos que usam“, ressalta Yves Béhar, designer da nova linha de Cadeira SAYL da Herman Miller.

O projeto da SAYL desafia os limites da tecnologia e do design de forma economicamente eficiente. O arco de suspensão da cadeira resulta em forma única, orgânica e elegante. Com diversas opções de modelos, características e cores, a SAYL Chair permite que as pessoas expressem seus gostos pessoais, integrando-se perfeitamente em ambientes de escritórios personalizados ou mesmo em espaços comerciais e corporativos.

Sayl Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Sayl Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Suspensão inteligente 3D e tecnologia no assento

A suspensão traseira sem armação da Sayl Chair incentiva uma gama completa de movimentos, ao mesmo tempo que seu material mantém o corpo em temperatura confortável. O suporte do assento é moldado diretamente no material do encosto 3D Inteligente. Com avançada tecnologia, este encosto é sustentado pela Torre em formato de Y na parte posterior da cadeira, do mesmo modo como os cabos são tensionados nas torres de pontes suspensas.

Sayl Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Sayl Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Diferentes graus de tensão, localizados em pontos estratégicos do material, proporcionam apoio da coluna em toda a sua extensão. Ao se combinarem com pontos de articulação, oferecem suporte semelhante ao do Posture-Fit da poltrona Aeron. Essa inteligência tridimensional permite que a cadeira se adapte à forma de qualquer pessoa e acompanhe seus movimentos, dando-lhe o suporte adequado durante todo o tempo de uso.

Sayl Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Sayl Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Design ecológico: máximo de conforto com poucos materiais

A SAYL insere-se no conceito de green building e arquitetura sustentável, pois como as demais cadeiras Herman Miller, também contribui para obtenção de créditos LEED. Na fabricação da SAYL, são usados menos materiais e menos peças, o que significa menos custos e menor pegada de carbono.

A cadeira de trabalho SAYL é fabricada com 10% de material reciclado (sendo 2% pré-consumo e 8% pós-consumo). É 93% reciclável.

A cadeira para diálogo SAYL é fabricada com 21% de material reciclado (sendo 3% pré-consumo e 17% pós-consumo). É 92% reciclável.

Sayl Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

Sayl Chair by Herman Miller || Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design – Maior Dealer Herman Miller da América Latina

A Cadeira Sayl Chair é encontrada na Suporte & Inovação Interiores, representante do maior Dealer Herman Miller da América Latina, a Atec Original Design.

A Suporte & Inovação Interiores possui atendimento muito diferenciado e seu contato é:
Rua Clodorico Moreira, 23 – próximo ao Shopping Iguatemi em Florianópolis.
Telefone: 48 3238.2450

Suporte & Inovação Interiores, representante Atec Original Design - Maior Dealer Herman Miller da América Latina

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